Por que obter certificados e assinaturas digitais para profissionais de saúde?

Segurança

Elimina o risco de erro na interpretação da grafia e impossibilita a falsificação e extravio de documentos.

Agilidade

Diversos serviços são facilitados, sobretudo por meio dos aplicativos, e norteiam as consultas de forma ágil e certeira.

Redução de custos

Os certificados reduzem os custos, principalmente associados à assinatura e ao reconhecimento de documentos.

Autenticidade

Os documentos possuem a mesma validade que os assinados em papel.

Quando usar os certificados digitais?

Gestão Empresarial: O uso de certificados como e-CPF e e-CNPJ ajudam as clínicas que também são pessoas jurídicas a realizar os procedimentos legais em relação a documentações enviadas para a Receita Federal, por exemplo.

Prontuário Eletrônico do Paciente: Com o documento, os profissionais da saúde acessam e fazem anotações no PEP (Prontuário Eletrônico dos Pacientes) — arquivo digital que contém o histórico de informações do paciente. Além disso, possibilita que os médicos assinem digitalmente atestados médicos e receituários.

Padrão TISS: A troca de informações entre operadoras de planos de saúde e prestadoras de serviços também pode ser feita com o certificado digital. Por meio dele, é possível ter acesso ao padrão TISS (Troca de Informação na Saúde Suplementar).

DMED e SISREL: Os certificados digitais permitem também que os profissionais façam a declaração do DMED (Declaração dos Serviços Médicos e de Saúde) e efetuem assinaturas eletrônicas no SISREL (Sistema de Ressarcimento Eletrônico ao SUS).