Os principais certificados digitais emitidos para as grandes empresas, são:

e-CPF e e-CNPJ

A solicitação do e-CPF e do e-CNPJ permite ao empreendedor realizar e gerenciar processos eletrônicos tanto como Pessoa Jurídica quanto como Pessoa Física responsável pela empresa.

NF-e/NFC-e

Para MEIs, em muitos estados, a emissão de Nota Fiscal Eletrônica não é obrigatória. Porém, para o empresário que deseja gerir um fluxo gradativo de saídas na empresa, os sistemas de emissão on-line podem agilizar os processos.

CT-e

As pequenas e médias empresas que realizam transportes podem contratar a certificação eletrônica para garantir a segurança das entregas das mercadorias

Assinatura digital

As soluções de assinaturas digitais conferem autoridade e integridade para informações confidenciais e documentos fundamentais para a rotina das empresas.

Por que obter certificados e assinaturas digitais para micro e pequenas empresas?

Vantagens competitivas

Processos mais seguros ajudam a empresa a ganhar a confiança de fornecedores e clientes. O certificado digital garante que, mesmo sendo de pequeno porte, a empresa ofereça a proteção que os envolvidos necessitam.

Segurança

As pessoas estão atentas a soluções seguras na internet. Sendo assim, esse tipo de segurança costuma ser fundamental para que uma empresa obtenha os investimentos necessários para crescer.

Otimização do tempo

Para garantir uma fluidez maior dos fluxos de trabalho, é fundamental otimizar os processos e pensar em maneiras mais eficazes de promover a produtividade.

Quando usar os certificados digitais?

Veja exemplos do uso de certificados digitais para micro e pequenas empresas:

Declaração de Renda: A junção entre e-CNPJ e e-CPF permite a realização de processos junto à Receita Federal, como o envio de Declarações do Imposto de Renda de Pessoas Físicas e o envio de Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF);

Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) : Permite às empresas a atribuição da emissão de notas fiscais a funcionários sem solicitar dados como o CNPJ. É muito mais segurança e praticidade para a expedição de documentos, como Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), Nota Fiscal Avulsa Eletrônica e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica

SPED – Sistema Público de Escritura Digital: O certificado digital permite a realização de Escrituração Contábil Digital (ECD), Escrituração Contábil Fiscal (ECF), Escrituração Física Digital (EFD), todas voltadas para empresas.