Os principais certificados digitais emitidos para micro e pequenas empresas, são:

e-CPF e e-CNPJ

A solicitação do e-CPF e do e-CNPJ permite ao empreendedor realizar e gerenciar processos eletrônicos tanto como Pessoa Jurídica quanto como Pessoa Física responsável pela empresa.

NF-e/NFC-e

Para MEIs, em muitos estados, a emissão de Nota Fiscal Eletrônica não é obrigatória. Porém, para o empresário que deseja gerir um fluxo gradativo de saídas na empresa, os sistemas de emissão on-line podem agilizar os processos.

CT-e

As pequenas e médias empresas que realizam transportes podem contratar a certificação eletrônica para garantir a segurança das entregas das mercadorias

Por que obter certificados e assinaturas digitais para micro e pequenas empresas?

Vantagem competitiva: Processos mais seguros ajudam a empresa a ganhar a confiança de fornecedores e clientes. O certificado digital garante que, mesmo sendo de pequeno porte, a empresa ofereça a proteção que os envolvidos necessitam.

Segurança: As pessoas estão atentas a soluções seguras na internet. Sendo assim, esse tipo de segurança costuma ser fundamental para que uma empresa obtenha os investimentos necessários para crescer.

Agilidade: Muitas vezes, nas pequenas empresas, cabe ao próprio gestor resolver questões burocráticas de rotina. Assim, ele precisa se ausentar do ambiente de trabalho, abandonar as suas atividades e até passar tardes inteiras indo a locais como cartórios para resolver pendências que poderiam ser facilmente solucionadas em segundos, usando somente o seu computador.

Quando usar os certificados digitais?

Veja exemplos do uso de certificados digitais para micro e pequenas empresas:

Empresas enquadradas no Simples Nacional: Com o CPNJ digital, a gestão da empresa consegue realizar os procedimentos necessários junto ao Simples.

Declaração de Renda: A junção entre e-CNPJ e e-CPF permite a realização de processos junto à Receita Federal, como o envio de Declarações do Imposto de Renda de Pessoas Físicas e o envio de Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF);

Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) : Permite às empresas a atribuição da emissão de notas fiscais a funcionários sem solicitar dados como o CNPJ. É muito mais segurança e praticidade para a expedição de documentos, como Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), Nota Fiscal Avulsa Eletrônica e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica

SPED – Sistema Público de Escritura Digital: O certificado digital permite a realização de Escrituração Contábil Digital (ECD), Escrituração Contábil Fiscal (ECF), Escrituração Física Digital (EFD), todas voltadas para empresas.