Por que obter certificados e assinaturas digitais para pessoas físicas?

Mesmas funções do CPF

e-CPF possui as mesmas funções legais do CPF e pode ser usado para declarar o Imposto de Renda e assinar digitalmente uma série de outros documentos.

Praticidade

e-CPF Assine documentos e realize procedimentos a qualquer lugar sem precisar se dirigir fisicamente a um local responsável.

Cuidados com sua empresa

Como representante legal da sua empresa, o empreendedor pode usar o e-CPF para assinar digitalmente em nome da marca.

Segurança

Proteção contra fraudes em transações efetivadas digitalmente. Opção de guardar o e-CPF em hardwares criptografados como cartões e tokens.

Redução da burocracia

O advogado pode reconhecer firma a qualquer momento, basta utilizar um computador ou até mesmo um smartphone devido para o trabalho.

Economia

A certificação digital reduz os custos, visto que o advogado não precisa imprimir uma quantidade enorme de papeis nem se deslocar até cartórios lotados em horários de pico durante o dia.

Por que obter certificados e assinaturas digitais para profissionais de advocacia?

Agilidade no envio de documentos: Com o certificado digital, é possível enviar documentos com mais agilidade por meio do ambiente digital. O próprio cliente, pessoa física ou jurídica, pode otimizar ainda mais esse envio de documentos eletrônicos, usando o e-CPF ou o e-CNPJ para assinálos em sua própria casa ou em qualquer outro local com acesso à internet.

Segurança Jurídica: A segurança e a autenticidade conferidas pelo e-Jurídico evita os perigos comuns inerentes aos arquivos que circulam na internet, como a interceptação de dados e o seu uso para outros fins.

Validade Jurídica: O e-Jurídico confere validade jurídica a qualquer documento com assinatura digital, permitindo-o ser usado como prova nos tribunais ou como fonte fidedigna para estudo de casos.

Redução de Burocracia: O e-Jurídico tem a mesma validade da antiga identidade profissional emitida pela OAB, com a diferença de que a assinatura passa a ser digital e o processo, eletrônico. Com a certificação digital, práticas processuais, que antes demandavam meses de tramitação no Poder Judiciário, levam menos tempo para serem analisadas e resolvidas.

Redução de Custos:

Imagine o custo de ter que realizar, a cada processo, a autenticação em cartório dos documentos, validar o ajuizamento das ações, recursos, notificações e outros atos.

Com a certificação digital, além da simplificação, os custos processuais são substancialmente reduzidos.

Mobilidade: Se você precisa ir a audiências e visitar os clientes carregando caixas de arquivos, fichários e pilhas de papel, saiba que agora é possível abandonar tudo isso e consultar toda e qualquer informação por meio da tela de um computador, tablet ou smartphone.

Veja exemplos de usos de certificados digitais para advogados:

Convocações e Intimações: Utilize os certificados digitais para dar autenticidade e segurança para os pedidos de convocações e intimações realizados pelos profissionais ou escritórios de advocacia cível, trabalhista ou criminal.

Acesso aos Sites: Acesso a sites e a serviços de uso restrito como Receita Federal do Brasil, e-CAC, e-DOC (Sistema de Justiça do Trabalho), Cert-Jus (Superior Tribunal de Justiça, Conselho da Justiça Federal e toda a Justiça Federal); dentro outros.

Envios de Notas Fiscais: A reunião dos certificados cabíveis aos escritórios de advocacia permite a regularização das notas fiscais e a emissão correta para estar de acordo com as normas da Justiça Tributária.

Consulta aos Autos dos Processos: Por meio das versões mobile oferecidas pela VALID, o advogado consegue revisar os processos pelo próprio celular, evitando a necessidade de revirar um monte de papel em gavetas.

Assinatura Digital: As certificações e as assinaturas digitais garantem dinamismo nos processos, já que trazem a segurança necessária.